[Script] Aula Gramatical Básica PTuJ3UV

[PROF] AULA GRAMATICAL BÁSICA
COMPANHIA DOS PROFESSORES




I. INTRODUÇÃO
Saudações, Subtenente. Eu sou o(a) professor(a) Convidado e estarei te aplicando a Aula Gramatical
Básica com a finalidade de melhorar sua ortografia na instituição. Durante a aula, deve se manter em
silêncio, e fale só quando for ordenado. Qualquer dúvida, acene. Podemos começar?

[Aguarde o(s) aluno(s) responder(rem) para prosseguir com a aula]

II. A ESCRITA
Anteriormente, você aprendeu a importância da língua portuguesa. Logo, nas propriedades do
Centro Tático Revolucionário, é proibido que você abrevie alguma palavra, assim facilitando para
ser interpretado de forma correta. Um exemplo comum no nosso cotidiano é os pronomes
de tratamento: "sr." e "sra.". E cabe a você não fazer isso por aqui, lembre disso quando estiver por aqui.
Alguma dúvida por aqui?

[Aguarde o(s) aluno(s) responder(rem) para prosseguir com a aula]

III. MAS E MAIS

"Mas" é uma conjunção adversativa e equivale a "porém", "contudo", "entretanto", "no entanto".
Por exemplo: Fez muita força para abrir a porta, mas não conseguiu.
"Mais" pode atuar como pronome ou advérbio de intensidade, opondo-se geralmente a "menos".
Por exemplo: Ela fez mais trabalhos durante o ano. A Alemanha é um dos países mais ricos do mundo.
Alguma dúvida por aqui?

[Aguarde o(s) aluno(s) responder(rem) para prosseguir com a aula]

IV. MAL E MAU

"Mal" pode ser um substantivo ou um advérbio. Como substantivo, quer dizer "aquilo que é nocivo,
prejudicial"  ou então "doença", "epidemia". Observe os exemplos: Ele fez mal ao menino.
Como advérbio, mal pode ter o sentido de "de modo irregular", "de modo errado", "pouco",
"escassamente".  Por exemplo:
• Aquela criança era muito mal-educada.
"Mau" é um adjetivo, antônimo de bom. Pode, como todo adjetivo, ser substantivado (nesse caso,
aparece acompanhado por um artigo). Exemplo:
• Disseram que ele era mau-caráter.
Alguma dúvida por aqui?

[Aguarde o(s) aluno(s) responder(rem) para prosseguir com a aula]

V. OS PORQUÊS

POR QUE
A forma por que é a sequência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que).
Equivale a "por qual razão", "por qual motivo". Há casos em que por que representa a sequência
preposição + pronome relativo, equivalendo a "pelo qual" (ou alguma de suas flexões (pela qual,
pelos quais, pelas quais). Exemplos:
• Desejo saber por que você voltou tão tarde para casa.
• Por que você comprou este casaco?

POR QUÊ
Caso surja no final de uma frase, imediatamente antes de um ponto (final, de interrogação,
de exclamação) ou de reticências, a sequência deve ser grafada por quê, pois, devido à posição
na frase, o monossílabo "que" passa a ser tônico. Exemplos:
• Estudei bastante ontem à noite. Sabe por quê?
• Será deselegante se você perguntar novamente por quê!

PORQUE
A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser
utilizado em respostas, para explicação ou causa. Exemplos:
• Vou ao supermercado porque não temos mais frutas.
• Você veio até aqui porque não conseguiu telefonar?

PORQUÊ
A forma porquê representa um substantivo. Significa "causa", "razão", "motivo" e normalmente
surge acompanhada de palavra determinante (artigo, por exemplo). Exemplos:
• Não consigo entender o porquê de sua ausência.
• Existem muitos porquês para justificar esta atitude.
Alguma dúvida por aqui?

[Aguarde o(s) aluno(s) responder(rem) para prosseguir com a aula]

V. EXAME TEÓRICO

Para analisar se você absorveu suficientemente a aula, farei pergunta para isso.
Caso erre duas (02) perguntas, será reprovado(a).

Caso haja mais de um aluno, mande-os sussurrarem com você.

Nas questões subjetivas, o(a) aluno(a) não precisa responder igual, porém deve ter o mesmo sentido.

Se porventura, o(a) aluno(a) errar alguma pergunta, você deve explicar sobre o conteúdo abordado da pergunta sem dar a resposta.

Perguntas com tendência de ter resposta pessoal, deve analisar corretamente se é o que foi pedido.



1. Quando a palavra "mas" é utilizada? Cite um exemplo.
R: A palavra "mas" é utilizada para estabelecer uma relação de oposição. Exemplo: [Resposta pessoal]

2. Diga a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas da frase a seguir:
O _____ aluno foi ______ na prova de Inglês, ______ não sabe; se você o vir é bom avisá-lo.
a) mal, mau, mas.
b) mal, mal, mais.
c) mau, mal, mas.
d) mau, mau, mais.
R: C

3. Diga a frase em que o uso de “por que” está ERRADO.
a) Você sabe por que ela foi embora?
b) Por que você quer saber isso?
c) Essa decisão foi tomada por que?
d) Alguém sabe por que estamos aqui?
R: C

4. Indique em qual frase o uso de “porque” está CORRETO.
a) Porque você está gritando comigo?
b) Vou embora porque estou muito cansada.
c) A Helena sabe porque foi chamada à direção?
d) Alguém que me diga o porque de tanta confusão!
R: B

5. Cite exemplos de abreviações que podem ser prejudiciais.
R: [Resposta pessoal]

AOS APROVADOS
Oba! Você foi aprovado no Aula Gramatical Básica! Adicione [AGB] na sua missão.
Aguarde um momento que irei postar o seu curso.

AOS REPROVADOS
Infelizmente, mas você foi reprovado(a) na Aula Gramatical Básica. Não se preocupe, poderá
fazê-lo novamente. Caso tenha alguma dúvida, pode retirá-la comigo ou com qualquer outro professor.
Código Apostila :





Para realizar uma postagem, clique aqui.